Página

Página

Histórico

Inovação na UFU

A Universidade Federal de Uberlândia – UFU é reconhecida internacionalmente como um centro científico e tecnológico de excelência. Com 78 cursos de graduação e 111 cursos de pós-graduação, sendo 39 cursos de mestrado acadêmico, 7 de mestrado profissional e 21 de doutorado, além de 44 cursos de especialização, a UFU conta com cerca de 34 mil alunos e mais de 2 mil professores e pesquisadores altamente qualificados.

Para dar suporte às inovações desenvolvidas pela UFU, em 2006 foi criada a Agência Intelecto, um órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável pela gestão da política e do portfólio de propriedade intelectual da Universidade, bem como pela promoção, difusão e proteção do conhecimento gerado na UFU, além de estimulação, orientação a valorização e comercialização de novos conhecimentos e transferência da tecnologia protegida para o setor produtivo. Ela exerce papel fundamental no desenvolvimento de atividades de fomento à inovação e ao empreendedorismo, tendo como público-alvo a comunidade de pesquisadores da UFU e as empresas interessadas em fazer parcerias com a Universidade.

Outro mecanismo fundamental de estímulo ao empreendedorismo e inovação da universidade é o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras – CIAEM, a incubadora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Criada em 2004 e ocupando uma área de cerca de 500 m² no Campus Santa Mônica, a incubadora tem como objetivo incentivar a criação e desenvolvimento de novos negócios intensivos em inovação nos diversos setores da economia e promover a difusão da cultura empreendedora.

Agora, com a chegada do TecnoUFU, a UFU completará sua jornada interna de apoio a inovação, passando a ter um ambiente de inovação voltado a empresas em fase de escala ou já consolidadas no mercado

TECNOUFU

 O Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia – TecnoUFU busca ser um ambiente de transbordamento de desenvolvimento tecnológico, econômico e social para Uberlândia, promovendo inovação tecnológica, novos negócios, empregos, networking e qualidade de vida para a população. Considerando as áreas de conhecimento da UFU, as competências e vocações econômicas de Uberlândia, o TecnoUFU será um ambiente multidisciplinar e multisetorial, capaz de dar visibilidade nacional e internacional às suas empresas e instituições vinculadas, bem como para o município de Uberlândia e região. Para tanto, o TecnoUFU promoverá, também, sinergia entre projetos,negócios, instituições de ensino e pesquisa, centros tecnológicos, empresas e demais atores do ecossistema mundial de inovação.

 

Nesta premissa, o TecnoUFU tem como principais norteadores estratégicos:

Missão: Promover a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo, por meio da articulação entre academia, empresa, governo e sociedade, visando ao desenvolvimento sustentável e bem-estar social.

Visão: Ser um ambiente de referência local, regional e global na criação de competências e soluções inovadoras de impactos tecnológico, econômico e social.

Valores: Colaboração e Parceria; Diversidade; Pensamento global; Sustentabilidade; Humanismo; Protagonismo; Transparência.

 

Por meio de sua atuação, o TecnoUFU objetiva gerar os seguintes resultados para a sociedade:

  • Novos investimentos em projetos e atividades intensivas em conhecimento científico, promovendo a inovação tecnológica;
  • Criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica, contribuindo não só para a geração de empregos de alta qualidade, mas também para a retenção de capital humano e intelectual;
  • Aumento da competitividade das empresas por meio do aumento do valor agregado pela inovação em produtos, serviços e processos, bem como pelo desenvolvimento de novos negócios;
  • Maior interação, sinergia e articulação entre empresas e ICTs, instituições governamentais e instituições empresariais;
  • Aumento da excelência das instituições de ensino superior, ciência e tecnologia; 
  • Promoção do ambiente e da cultura do empreendedorismo inovador na região.
  • Estabelecimento de novas políticas públicas, a fim de criar condições legais e um ambiente favorável à inovação, ao empreendedorismo, à ciência e tecnologia e à criação de novos empreendimentos e negócios;
  • Aumento da criação de spin-offs e startups;
  • Desenvolvimento de mecanismos mais eficientes de transferência de tecnologia, entre as instituições de pesquisa e empresas.

 

O Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia é um órgão da UFU, vinculado à Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação.

Sua criação jurídica está respaldada na Resolução 08/2006 do Conselho Universitário da UFU, que prevê o seguinte:

Art.9º - A Universidade, por intermédio do NIT, poderá estimular e apoiar o desenvolvimento de projetos de cooperação, envolvendo empresas nacionais, ICT e organizações de direito privado sem fins lucrativos e voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que objetivem a geração de produtos e processos inovadores.

§ 1o O apoio previsto neste artigo poderá contemplar redes e projetos nacionais e internacionais de pesquisa tecnológica, e ações de empreendedorismo tecnológico e de criação de ambientes de inovação, inclusive incubadoras de empresas e parques tecnológicos. A formalização de sua constituição junto à UFU se deu através do art. 9º da Resolução 08/2006 do CONSUN, em conjunto com a Resolução 33/2023 do CONPEP, que aprovou o Regimento Interno do CIAEM e estabeleceu que o Regimento Interno do TecnoUFU, será proposto pelo Conselho Diretor do CIAEM e aprovado por Portaria expedida pelo Pró-Reitor de Pesquisa e PósGraduação.

 

Perfil dos Empreendimentos Apoiados

Poderão ser apoiadas pelo TecnoUFU as empresas devidamente constituídas e em operação que:

a) Sejam de base tecnológica;

b) Possuam ou planejem desenvolver soluções inovadoras nas áreas de Inovação e Tecnologia;

c) Possuam ou planejem desenvolver projetos de P&D em parceria com a UFU nas áreas de Inovação e Tecnologia; ou; d) Ofereçam oportunidades de estágios profissionalizantes a alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

 

Processo Seletivo

Para fazer parte, isto é, associar-se as dependências do TecnoUFU e usufruir de todos os serviços e benefícios ofertados, as empresas deverão submeter sua proposta ao nosso processo seletivo que será aberto ainda no primeiro semestre de 2024. Fique atento às nossas redes sociais e canais de comunicação da UFU.

 

Serviços e Benefícios Oferecidos

Uma vez vinculada ao TecnoUFU em uma de suas modalidades de apoio, os empreendimentos passarão a ter acesso a uma ampla gama de serviços e benefícios, tais como:

  • Uso e locação de laboratórios, salas administrativas e plantas-piloto (mediante contrato específico);
  • Possibilidade de compartilhamento de serviços técnico-administrativos e contábeis disponíveis;
  • Orientação empresarial e mercadológica, inclusive assessoria, consultoria e prestação de serviços tecnológicos;
  • Possibilidade de uso e alocação de espaços compartilhados como salas de treinamento, salas de reunião, salas de informática, auditórios, áreas de convivência, entre outros;
  • Intermediação para o estabelecimento de cooperação tecnológica com outras instituições;
  • Acesso a informações tecnológicas pertinentes;
  • Intermediação para parcerias com laboratórios e pesquisadores da UFU;
  • Conexões com potenciais clientes, parceiros, fornecedores, investidores e demais atores do ecossistema de inovação;
  • Participação em programas de capacitações diversas;
  • Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos de inovação;
  • Apoio para captação de recursos para inovação;
  • Acesso aos serviços do NIT (Agência Intelecto), incluindo apoio para propriedade intelectual e transferência de tecnologia;
  • Acesso aos serviços das empresas juniores da UFU com condições diferenciadas;
  • Acesso a pacote de serviços e benefícios de empresas parceiras;
  • Divulgação nos canais oficiais do TecnoUFU e da Universidade Federal de Uberlândia;
  • Participação em programas de inovação aberta organizados ou articulados pelo TecnoUFU, UFU ou sua rede de parceiros institucionais;
  • Acesso a mão-de-obra altamente qualificada de pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFU.

 

Localização

Considerando a multidisciplinaridade e o enfoque multisetorial, bem como a necessidade de disponibilizar espaços para a oferta de serviços às empresas e conveniências às pessoas, o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia estará localizado no Campus Glória, localizado na BR 050 na cidade de Uberlândia, que abriga os cursos tecnológicos da área de exatas, ciências agrárias/terra e biotecnologia. Desta forma, o TecnoUFU estará estrategicamente situado entre a zona sul (área com grande pujança de desenvolvimento tecnológico), o centro da cidade e o distrito industrial.

 

Links importantes

• Portal Inovação do MCTI
http://www.portalinovacao.mct.gov.br

• FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais
http://www.fapemig.br

• CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br/

• ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica
http://www.abipti.org.br/

• BIRD - Banco Mundial
http://www.worldbank.org/

• BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
http://www.bndes.gov.br/

• SEBRAE MG - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas de Minas Gerais
http://www.sebraemg.com.br/

• FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
http://www.portaldaindustria.com.br/federacoes/fiemg

• INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial
http://www.inpi.gov.br

Conheça outros sites

Modalidades

Incubação

Incubação Residente

Processo de desenvolvimento de empreendimento vinculado ao CIAEM, que utiliza os serviços oferecidos pela incubadora e mantém vínculo formal para desenvolver plenamente seus projetos. A modalidade Incubação Residente disponibiliza uma sala para a empresa incubada. Durante o período de incubação, os empreendedores contarão com o apoio da equipe do CIAEM e da estrutura de serviços especialmente configurada para favorecer o melhor desenvolvimento do negócio. O prazo de permanência no programa é de 24 meses, podendo estender para 36 meses mediante avaliação e aprovação do Conselho Diretor do CIAEM. A empresa que cumpre com sucesso o processo de incubação torna-se graduada, podendo futuramente se tornar uma empresa associada

Incubação Não-Residente

A incubação não-residente é para aquelas empresas que já tem sua própria sede ou não tenham interesse de utilizar a infraestrutura física do CIAEM, mas gostariam de receber todo o suporte da incubadora para o seu desenvolvimento e atuação no mercado. Mesmo não tendo um espaço físico/sala no interior da incubadora, estas poderão usufruir dos serviços da incubadora pelo mesmo período da incubação residente. 

Graduação

A Graduação ocorre quando a empresa, após ter passado pelo processo de incubação, desenvolve habilidade e competências suficientes para poder sair da incubadora. A empresa graduada pode continuar mantendo relacionamento com a Incubadora e poderá participar de eventos e ações promovidas pelo CIAEM. 

Curso de Ideação

O CIAEM também ministra todos os anos  pelo menos uma edição do Curso de Ideação, um curso de pré-aceleração totalmente formulado pela equipe do CIAEM e Coordenado pela professora Luciana Carvalho, Coordenadora Acadêmica do CIAEM.  

A concepção do curso pressupõe que o processo empreendedor envolve questões como transformar ideias em oportunidades e agir para concretizar objetivos. Deste modo, é importante  conhecer ferramentas e desenvolver habilidades que possam potencializar as chances de uma cultura de inovação no desenvolvimento de novos negócios. 

Com foco em estimular o empreendedorismo, o objetivo do curso é capacitar os participantes a executar técnicas  para avaliação e viabilização de ideias. Ademais, oferecer apoio para que os empreendedores transformem suas ideias em uma proposta de modelo de negócios. 

O público-alvo são potenciais empreendedores que buscam ampliação na capacidade de criar novos negócios em diferentes contextos. O curso é realizado totalmente no ambiente virtual e tem duração de 2 meses.

 

Veja a modalidade que mais se enquadra ao seu perfil