Página

Página

Serviços

Além da assessoria na gestão técnica e empresarial, o CIAEM oferece infraestrutura e serviços compartilhados necessários ao desenvolvimento de um novo negócio. Dentre os benefícios oferecidos destaca-se: • Infra-estrutura • Salas individuais e coletivas para reuniões e treinamentos. • Energia elétrica, telefonia, acesso wireless e físico à internet. • Infraestrutura de uso compartilhado com recepção, almoxarifado, e sanitários. • Acesso a auditórios e a laboratórios da UFU conforme convênio • Qualificação • Cursos de planejamento estratégico e de elaboração de planos de negócios. • Consultorias e treinamentos diversos, configurados a partir de necessidades básicas de capacitação dos empreendedores. • Assessorias nas áreas financeira, jurídica e marketing. • Networking • Contatos com entidades governamentais e investidores em eventos relacionados a oportunidades ou competências setoriais específicas. • Divulgação das empresas em feirastecnológicas, promovendo a troca de informações e experiências que propiciem o surgimento de novas parcerias e de novos negócios. • Acesso a recursos • Maior facilidade de captação de recursos oriundos dos editais de aporte e programas de financiamento. • Assessoria e apoio para captação de parcerias comerciais e tecnológicas, ou de recursos na forma de investimentos de risco, capital a fundo perdido, financiamentos e outros, com acesso facilitado pela intermediação do CIAEM

Veja os benefícios oferecidos pelo CIAEM

Links importantes

• Portal Inovação do MCTI
http://www.portalinovacao.mct.gov.br

• FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais
http://www.fapemig.br

• CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br/

• ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica
http://www.abipti.org.br/

• BIRD - Banco Mundial
http://www.worldbank.org/

• BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
http://www.bndes.gov.br/

• SEBRAE MG - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas de Minas Gerais
http://www.sebraemg.com.br/

• FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
http://www.portaldaindustria.com.br/federacoes/fiemg

• INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial
http://www.inpi.gov.br

Conheça outros sites

Modalidades

Pré-Incubação

A PRÉ-INCUBAÇÃO é a fase inicial, em que a empresa, ou o empreendedor, com projeto de negócio potencialmente inovador , desenvolver um estudo de viabilidade técnica , econômica e comercial – EVETC, sua identidade visual e a constituição da empresa (caso ainda não esteja formalizado). O programa tem duração média de seis meses e prepara o negócio para um futuro ingresso no Programa de Incubação.

Incubação

Incubação Residente

A fase de INCUBAÇÃO inicia-se com a elaboração dos PLANOS DE NEGÓCIO, abertura das empresas assinatura dos contratos e instalação nas dependências do CIAEM. Durante o período de residência, os empreendedores contarão com o apoio da equipe CIAEM e da estrutura de serviços especialmente configurada para favorecer o melhor desenvolvimento dos negócios. O prazo de permanência no programa é de dois anos, podendo estender por mais um ano mediante avaliação e aprovação da administração do CIAEM. A empresa que cumpre com sucesso o processo de incubação torna-se graduada, podendo futuramente se tornar uma empresa associada.

Incubação Não-Residente

A Incubação Não-Residente é para aquelas empresas que tenham sua própria sede, mas gostariam de receber todo o suporte da incubadora para o seu desenvolvimento e atuação no mercado. Mesmo não tendo direito a um espaço físico/ sala no interior da incubadora, estas poderão usufruir dos serviços da Incubadora por dois anos podendo estender por mais umano, mediante avaliação e aprovação da Administração do CIAEM.

Graduação

A Graduação ocorre quando a empresa, após ter passado pelo processo de incubação, desenvolve habilidade e competências suficientes para poder sair da incubadora. A empresa graduada pode continuar mantendo vínculo e tendo acesso ao portfólio de serviços oferecidos pela incubadora na condição de não residente.

 

Veja a modalidade que mais se enquadra ao seu perfil

Como participar?

O Programa de Prospecção de Novos Negócios tem por objetivo identificar e selecionar projetos inovadores, os interessados devem se inscrever nos editais de seleção lançados pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras – CIAEM. O edital fica disponível no site da Incubadora e sua divulgação será feita através dos meios de comunicação locais ou regionais, sendo esse lançado mediante a disponibilidade de vagas.

Objetivo
Seleção de projetos e empreendimentos de base tecnológica com potencial mercadológico a fim de viabilizar seu desenvolvimento através da disponibilização da infraestrutura do CIAEM.

Projetos elegíveis
Poderão participar do processo de seleção pessoas físicas ou jurídicas, cujas propostas tenham como objetivo o desenvolvimento ou geração de produtos, processos, ou serviços de base tecnológica.

Como Participar?
Programa de Prospecção de Novos Negócios

Conheça o SIMI

O CIAEM é um dos parceiros e colaboradores do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), que tem como missão articular e integrar os principais agentes da inovação no Estado de Minas Gerais, trabalhando para transformar as informações em conhecimentos e gerar riquezas para o Estado por meio da união de idéias demandas e ofertas. Ao se cadastrar www.simi.org.br, o usuário passa a integrar uma dinâmica rede de pesquisadores, empresários, membros do governo e agentes de fomento. Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico por meio da inovação. No SIMI está disponível uma biblioteca colaborativa, na qual o usuário pode participar postando e acessando vídeos, notícias e publicações referentes à inovação. Além disso, é possível divulgar pesquisas, ofertas de emprego, de tecnologias e de patentes. Pode-se dizer que o SIMI se propõe a ser uma vitrine tecnológica em Minas Gerais na qual é possível: divulgar e encontrar pesquisas, ganhar reconhecimento,fazer contatos, gerar bons negócios, encontrar informações na biblioteca, acessar oportunidades de emprego, ofertar tecnologias e patentes e trocar informações em comunidade especializada e muito mais.

Acesse: http://www.simi.org.br/ e saiba mais sobre o SIMI.

Fonte: Faça Diferente , Sebrae.

SIMI
Sistema Mineiro de Inovação

Conheça a RMI

O CIAEM- Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras é um associado da Rede Mineira de Inovação – RMI, esta que age como um articulador de inovação e negócios para seus associados, de forma competitiva e sustentável,com o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação no estado de Minas Gerais. A RMI foi fundada em 1997 e hoje conta com um portfólio de associados que é composto por 24 incubadoras de empresas, três parques tecnológicos, um centro pesquisa aos quais oferece capacitação por meio de cursos e eventos, sistemas de gestão, treinamentos virtuais e divulgação de informações em rede.

Para obter mais informações a respeito da Rede Mineira de Inovação acesse o link: http://www.rmi.org.br/#!/pages/inicial

RMI
Rede Mineira de Incubação

Conheça a ANPROTEC

O CIAEM- Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras é um associado daAssociação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec, a entidade atua no segmento do empreendedorismo inovador, por meio do apoio a entidades promotoras de inovação e pela capacitação de empreendedores e gestores do movimento nacional de parques tecnológicos e incubadoras de empresa.

A Anprotec reúne cerca de 280 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação, e tem o intuito de agregar, representar e defender os interesses das entidades promotoras de empreendimentos inovadores, em especial as gestoras de incubadoras, parques tecnológicos, polos e tecnópoles, fortalecendo esses modelos como instrumentos para o desenvolvimento sustentado do Brasil, objetivando a criação e o fortalecimento de empresas baseadas em conhecimento.

Para obter mais informações a respeito da Anprotec acesse o link: http://anprotec.org.br/site/

Anprotec
Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

O que é uma incubadora?

As Incubadoras de empresas são organizações que podem estar vinculadas as instituições de ensino públicas ou privadas, prefeituras, e até mesmo iniciativas empresariais independentes. Uma Incubadora tem por finalidade difundir a cultura empreendedora e ser uma alternativa de geração de novos negócios, empregos e renda.

Incubadora é uma iniciativa empreendedora que oferece, por um tempo limitado, estrutura física e logística para a instalação de empresas, dispondo de uma equipe técnica para dar suporte e consultoria a essas empresas, para desenvolverem produtos com alta qualidade e tecnologia. A Incubadora tem como desafio criar um ambiente onde possa promover a integração entre centros de pesquisas, empresas e comunidades, em nível nacional e internacional, bem como incentivar o empreendedorismo, a diversificação o desenvolvimento regional, geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico.

No caso de uma Incubadora de base tecnológica como o Centro de Incubação de Atividades empreendedoras – CIAEM é um local especialmente criado para abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. Seu publico alvo é constituído por estudantes, cientistas, empreendedores, empresas que desejam desenvolver novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.

As Incubadoras de Empresas geralmente são constituídas através de convênios ou termos de cooperação, firmados entre várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da região, sendo assim, contam com o apoio de universidades, institutos de pesquisa, prefeituras e empresas.

O que é um incubadora?
Conheça uma alternativa de geração de novos negócios, empregos e renda

Histórico

O CIAEM – Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras, com o objetivo de fortalecer o setor produtivo do município, foi instituído através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia – UFU com o intuito de implantar uma incubadora multidisciplinar de base tecnológica instalada dentro de um dos campus da Universidade.Assim, ocorreu em: 2001: Formação de uma comissão multi-institucional, formada pela PMU, UFU, ACIUB, SEBRAE, FIEMG, SUCESU, TRISOFT e UNIMINAS, para definir as ações de criação do CIAEM.

2003: Lançamento do 1º edital para seleção de projetos para incubação no CIAEM. Seleção de dois projetos; 2004: Inauguração do espaço físico da Incubadora no Campus Santa Mônica da UFU; e Lançamento do 2º edital do CIAEM para seleção de projetos para incubação. Seleção de mais dois projetos;

2006: Lançamento do 1° edital para Pré-incubação no CIAEM. Seleção dos dois primeiros projetos pré-incubados;

2007: Remodelagem do processo de seleção da incubadora e lançamento do I Programa de Prospecção de Novos Negócios do CIAEM em parceria com a BIOMINAS, CENTEV e ITEC, e apoio da FINEP. Seleção de cinco projetos para pré-incubação;

2008: Lançamento do “II Programa de Prospecção de Novos Negócios” e entrada de 05 projetos pré-incubados e03 empresas incubadas.Graduação dos 04 primeiros projetos no CIAEM;

2009: Criação da nova modalidade: Incubação não Residente e lançamento do III Programa de Prospecção de Novos Negócios para o CIAEM;

2010: Cinco empresas incubadascontempladas pelo PRIME - Programa Primeira Empresa, da FINEP, recebendo R$120.000,00 cada, destinados à gestão da empresa.

2011: Graduação de 01 empresa incubada residente e 03 incubadas não residentes. Lançamento do IV Programa de Prospecção de Novos Negócios, com 2 vagas para pré-incubação e 2 vagas para incubação residente.

2012: Elaboração de um diagnóstico da incubadora para adequação aos processos de implantação do CERNE – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, promovido pela ANPROTEC e o SEBRAE. Assessoria e consultoria para elaboração de Plano de Negócios para as empresas incubadas;

2013: Institucionalização do CIAEM junto à PROPP – Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia através da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia – Agência Intelecto, como um programa da Divisão de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. Seleção e organização de nova equipe do CIAEM contando com uma estrutura institucional respaldada pelo Diretor de Inovação, Coordenador de Gestão e Coordenador Acadêmico.Reestruturaçãodos serviços prestados e reformulação das estratégias de atuação do CIAEM, visando padronizar suas ações, formando indicadores para melhor gestão da incubadora. Lançamento do V Programa de Prospecção de Novos Negócios. Entrada de 02 incubados residentes, 02 incubados não residentes e 03 projetos pré-incubados. Graduação de 01 empresa.

Ao longo de sua trajetória, desde sua criação em 2001, o CIAEM firmou convênios, parcerias e formas de apoio com várias entidades dentre as quais UFU, PMU, BIOMINAS, CENTEV, ITEC, FINEP, FAPEMIG, CNPq, ANPROTEC, RMI, SEBRAE, FIEMG, entre outros. Ao todo, foram 16 projetos de pré-incubação, 11 projetos de incubação residente, 06 projetos de incubação não residente e 10 empresas graduadas, sendo que todos os envolvidos passaram por ações de amadurecimento, capacitação e treinamento dentro do CIAEM.

Depois de toda essa criação de novas concepções, nesse ano de 2014 o CIAEM promoveu sua reinauguração, tanto do espaço físico que passou por revitalização, quanto da nova formulação dos seus processos, tendo em mente sempre fomentar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e atividade empreendedora diante e juntamente com seus incubados, a Universidade, sociedade e parceiros.

Incubadora atua desde 2001