Perguntas Frequentes
Navegou pelo site e ainda tem dúvidas? Veja aqui as perguntas frequentes e caso sua dúvida permaneça, entre em contato através do Fale Conosco.
A lei n°13.243 de 2016 que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação no Brasil, define “Parque Tecnológico é um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas e uma ou mais Instituições de Ciência e Tecnologias, com ou sem vínculo entre si”. Ou seja, é um mecanismo de promoção ao desenvolvimento regional, estruturado em uma área física que reúne empresas e promove a interação entre elas, instituições de ensino e pesquisa e entidades de apoio estimulando a transferência de tecnologia, proporcionando o surgimento de novas tecnologias que auxiliam a competitividade empresarial e soluções inovadoras no mercado.
fonte: https://anprotec.org.br/site/2021/06/parques-tecnologicos-transformam-o-...
Poderão ser apoiadas pelo TecnoUFU as empresas devidamente constituídas e em operação que:
- Sejam de base tecnológica;
- Possuam ou planejem desenvolver soluções inovadoras nas áreas de Inovação e Tecnologia;
- Possuam ou planejem desenvolver projetos de P&D em parceria com a UFU nas áreas de Inovação e Tecnologia; ou; d) Ofereçam oportunidades de estágios profissionalizantes a alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
O Parque Tecnológico ocupará um prédio próprio, com estrutura prevista para 4 pavimentos no Campus Glória.
Em sua fase inicial, o TecnoUFU ocupará um pavimento com 980m² de área útil construída, com possibilidade de expansão ao longo dos anos.
O espaço contará com 17 salas privativas (modulares) com tamanho médio de 30m², além de auditório, coworking, salas de reunião, copa, almoxarifado, sala da equipe administrativa e sanitários, além de equipamentos e toda a infraestrutura de tecnologia e comunicação para permitir o pleno desenvolvimento das empresas por ele apoiadas.
A parte estrutural do prédio encontra-se em estágio bem adiantado, e as obras para a sua finalização estão previstas para começar nos próximos meses. Enquanto a infraestrutura própria não for inaugurada, o TecnoUFU iniciará suas atividades utilizando espaços disponíveis no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras – CIAEM, a incubadora de empresas UFU, no Campus Santa Mônica.
Processo Seletivo
Para fazer parte, isto é, associar-se as dependências do TecnoUFU e usufruir de todos os serviços e benefícios ofertados, as empresas deverão submeter sua proposta ao nosso processo seletivo que será aberto ainda no primeiro semestre de 2024.
Fique atento às nossas redes sociais e canais de comunicação da UFU.