Histórico

Inovação na UFU

A Universidade Federal de Uberlândia – UFU é reconhecida internacionalmente como um centro científico e tecnológico de excelência. Com 78 cursos de graduação e 111 cursos de pós-graduação, sendo 39 cursos de mestrado acadêmico, 7 de mestrado profissional e 21 de doutorado, além de 44 cursos de especialização, a UFU conta com cerca de 34 mil alunos e mais de 2 mil professores e pesquisadores altamente qualificados.

Para dar suporte às inovações desenvolvidas pela UFU, em 2006 foi criada a Agência Intelecto, um órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável pela gestão da política e do portfólio de propriedade intelectual da Universidade, bem como pela promoção, difusão e proteção do conhecimento gerado na UFU, além de estimulação, orientação a valorização e comercialização de novos conhecimentos e transferência da tecnologia protegida para o setor produtivo. Ela exerce papel fundamental no desenvolvimento de atividades de fomento à inovação e ao empreendedorismo, tendo como público-alvo a comunidade de pesquisadores da UFU e as empresas interessadas em fazer parcerias com a Universidade.

Outro mecanismo fundamental de estímulo ao empreendedorismo e inovação da universidade é o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras – CIAEM, a incubadora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Criada em 2004 e ocupando uma área de cerca de 500 m² no Campus Santa Mônica, a incubadora tem como objetivo incentivar a criação e desenvolvimento de novos negócios intensivos em inovação nos diversos setores da economia e promover a difusão da cultura empreendedora.

Agora, com a chegada do TecnoUFU, a UFU completará sua jornada interna de apoio a inovação, passando a ter um ambiente de inovação voltado a empresas em fase de escala ou já consolidadas no mercado

Tópicos: