O que é uma incubadora?

Conheça uma alternativa de geração de novos negócios, empregos e renda

As Incubadoras de empresas são organizações que podem estar vinculadas as instituições de ensino públicas ou privadas, prefeituras, e até mesmo iniciativas empresariais independentes. Uma Incubadora tem por finalidade difundir a cultura empreendedora e ser uma alternativa de geração de novos negócios, empregos e renda. Incubadora é uma iniciativa empreendedora que oferece, por um tempo limitado, estrutura física e logística para a instalação de empresas, dispondo de uma equipe técnica para dar suporte e consultoria a essas empresas, para desenvolverem produtos com alta qualidade e tecnologia. A Incubadora tem como desafio criar um ambiente onde possa promover a integração entre centros de pesquisas, empresas e comunidades, em nível nacional e internacional, bem como incentivar o empreendedorismo, a diversificação o desenvolvimento regional, geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico. No caso de uma Incubadora de base tecnológica como o Centro de Incubação de Atividades empreendedoras – CIAEM é um local especialmente criado para abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. Seu publico alvo é constituído por estudantes, cientistas, empreendedores, empresas que desejam desenvolver novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora. As Incubadoras de Empresas geralmente são constituídas através de convênios ou termos de cooperação, firmados entre várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da região, sendo assim, contam com o apoio de universidades, institutos de pesquisa, prefeituras e empresas.

Tópicos: